Se você jogou Contra no NES, você não viu a melhor versão! Descobri ontem que a Konami usou um mapper barato para reduzir custos quando lançou a versão americana do jogo. A versão japonesa, Gryzor, é muito melhor. Compare:
Contra -> https://www.youtube.com/watch?v=Zpq2l-Ljjrw
Gryzor -> https://www.youtube.com/watch?v=EJMinZeX7ms
Na versão japonesa, tem video na abertura e no fim do jogo, mapa no começo de cada fase, e o mais impressionante, animação no meio do jogo!
Confira: Na fase 1 as árvores do background se mexem, na fase 3 a cachoeira é uma animação de verdade (na americana é só um palette raster), na fase 5 além das árvores se mexendo tem a neve caindo; e a última fase, que é a fase viva, fica viva de verdade na versão japonesa!
A melhor sacada da Nintendo foi colocar o barramento de video nos pinos do cartucho, animação com bank switch de tiles não dá pra fazer no Master System.
Contra -> https://www.youtube.com/watch?v=Zpq2l-Ljjrw
Gryzor -> https://www.youtube.com/watch?v=EJMinZeX7ms
Na versão japonesa, tem video na abertura e no fim do jogo, mapa no começo de cada fase, e o mais impressionante, animação no meio do jogo!
Confira: Na fase 1 as árvores do background se mexem, na fase 3 a cachoeira é uma animação de verdade (na americana é só um palette raster), na fase 5 além das árvores se mexendo tem a neve caindo; e a última fase, que é a fase viva, fica viva de verdade na versão japonesa!
A melhor sacada da Nintendo foi colocar o barramento de video nos pinos do cartucho, animação com bank switch de tiles não dá pra fazer no Master System.
A versão japonesa tem realmente muito mais detalhe. Parece até que ela saiu muito depois quando naturalmente os jogos ficavam mais complexos, o que não foi o caso.
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