O dia que o Isaac Newton enfiou uma agulha no olho.
A grande maioria das coisas que o Newton fez foi culpa da peste negra. Quando a peste chegou em Cambridge, a recomendação oficial foi FUJAM PARA AS MONTANHAS! Por isso, o Newton voltou para a fazenda dos avós, e ficou lá dois anos esperando a peste sumir de Cambridge.
Mas ele não ficou parado nesses dois anos, pelo contrário, sem a burocracia da universidade para atrapalhar, esses dois anos provavelmente foram os mais produtivos dele. Foi nessa época que ele criou a teoria da gravidade, o cálculo, e a óptica.
A óptica foi curiosa. Ele era adepto da teoria corpuscular, então achava que as cores eram geradas por partículas que pressionavam a retina. Como bom cientista, ele resolveu testar a hipótese. Para isso, ele enfiou uma agulha por trás do globo ocular, e ficou apertando a retina por trás para ver o que acontecia.
A parte bacana é que a descrição do experimento sobreviveu! A imagem ao lado é um scan do diário dele, onde ele descreve que ao pressionar a retina, via bolas brancas, pretas e coloridas. ("there appeared white darke & coloured circles" - o diário é em inglês então dá para ler fácil).
COMO ele conseguiu fazer isso sem se cegar eu não sei. Eu adoro fazer experimentos científicos, mas o Newton era outro nível de dedicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário