terça-feira, 30 de setembro de 2014

Terminei de ler Rendezvous with Rama! A primeira vez que li eu ainda era moleque, e a lenda que rolava é que não dava para apreciar esse livro sem ter feito graduação em Engenharia. Mas eu fui teimoso e li assim mesmo, na época eu gostei bastante.

Mas e agora que eu realmente tenho graduação em Engenharia, como o livro fica? Melhora ou piora? Para mim a sensação que ficou é que Rama é um livro de colorir. Os contornos estão todos lá, mas a graça é pintar as partes em branco!

Quando eu era criança, eu lia que o cientista da história deduziu que a gravidade interna era x, porque o diâmetro era y e o raio era z. Hoje em dia eu sei calcular isso, então demonstrar o que o cientista deduz é tão divertido quanto a história em si. E quando o cientista erra é mais legal ainda, porque você percebe o erro antes dele (e o Clarke não erra, quem erra são os personagens, que eventualmente acaba percebendo o próprio erro).

A minha dúvida mesmo é por que raios isso ainda não virou filme? É uma história muito visual e fácil de adaptar (diferente de Dune onde 80% do livro são os personagens pensando, aí os filmes precisam apelar para voice-over ou narrador se quiserem manter alguma coisa do original).

Pela lógica meu próximo livro deveria ser Fundação, mas estou com medo de não ter envelhecido bem. Vou de A Deepness in the Sky mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário