segunda-feira, 20 de julho de 2015

Finzinho de noite de domingo, não dá tempo de fazer muita coisa, então resolvi estudar egípcio antigo. Eu tinha comprado uma gramática de hieroglifos faz um tempo, mas não tinha lido ainda.
Porém, eis que no meio da gramática eu encontro a explicação para uma pedra que eu tinha visto no British Museum! Na época eu não tinha entendido a razão de ser dessa pedra. Achei pouco provável que fosse um monumento ao orifício anal, então deduzi que era uma representação do sol ou algo assim.
Mas a explicação real é mais frustrante. Se eu tivesse olhado mais perto, teria visto que a pedra está coberta de hieroglifos. Na verdade, essa pedra é a única cópia que restou do texto que descrevia o mito egípcio da origem do universo. Mas, séculos depois, algum idiota achou essa que pedra com desenhos desconhecidos seria uma boa pedra de moinho, aí fez o furo no meio para encaixar a parte giratória, e estragou todo o miolo do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário