sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vocês viram que a Panini está publicando Planetes? É um excelente manga de hard sci-fi, eu estava comprando em inglês mas agora mudei para essa versão em pt-br (a tradução e a impressão são melhores).

A história é sobre um bando de lixeiros espaciais em 2070. Pode parecer pouco glamuroso, mas lembre-se que a velocidade de órbita é 10km/s, qualquer parafuso desprendido de um satélite tem energia cinética suficiente para fazer um rombo no casco da sua nave. Por isso, lixeiros espaciais são bem importantes! (especialmente quando terroristas ameaçam disparar uma síndrome de kessler).

Mas o post é sobre esse quadrinho em especial do volume 2, olha só que coisa linda. Ele está falando sobre a solidão dos astronautas no espaço, então faz essa composição soberba que tem só o astronauta, um pedacinho da Terra, e um montão de vazio. E a parte mais legal é que não tem estrelas, o vazio é só um negrume mesmo!

Qualquer desenhista médio iria querer colocar um monte de estrelas no fundo, um cometinha aqui e ali, mas esse cara desenha hard sci-fi, e sabe que sem atmosfera, nessa condição de luz, não dá para ver estrela nenhuma (você pode conferir procurando por "iss eva" no google images, repare que nenhuma foto tem estrela).


Nenhum comentário:

Postar um comentário