segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Nesse último FIQ nós conseguimos pegar o autógrafo do quadrinista Sávio. Ele é autista e tem dificuldade de comunicação verbal, mas isso não atrapalha em nada na hora de fazer gibis!
Eu estava bem curioso para ler. Da história da arte nós sabemos que "deficiências" não são um impeditivo na criação, pelo contrário, é só lembrar que Beethoven era surdo, Monet não enxergava direito, Van Gogh era esquizofrênico, e essas características acabaram se incorporando como estilo na arte deles.
Pois bem, com o Savio não tinha como ser diferente. Uma característica comum entre os autistas é que eles gostam de padrões regulares e repetitivos. Nós compramos dois gibis do Savio, e olha só, os dois partem da mesma premissa! Ambos são histórias sobre um par de meninos que acham dinheiro na rua, e resolvem fazer estrepulias com o dinheiro. Mas apesar da premissa igual, a história se desenvolve de maneira levemente diferente. Nesse ponto o trabalho do Savio me lembrou os quadros do Andy Warhol.
E a história não é simples, pelo contrário, ela tem indagações morais bem complexas. Os trapaceiros protagonista são retratados como anti-heróis, tendendo a vilões. Mas eles possuem um amigo que é bom e ordeiro, e graça da história é justamente o conflito interno desse amigo. Ele deve preservar a amizade mesmo quando seus amigos cometem atos ilegais? Se ele não participar do ilícito, mas também não contar para ninguém, ele é cúmplice por omissão?
Eu fico pensando que esse desenvolvimento da história deve ser um reflexo de como o ele vê o mundo. Aquelas pequenas transgressões sociais que todos nós fazemos devem ser gritantes para quem vê o mundo em binário. Todos nós devemos ser pequenos trapaceiros sob os olhos daquele personagem.
Durante o FIQ o Savio, além da sessão de autógrafos, também deu uma palestra de quase meia hora. Note que dar uma palestra já é difícil para a maioria das pessoas, para ele deve ter sido intensamente desgastante. Mas ainda assim, foi melhor que muita palestra que eu já vi! Ele não ficou lendo slides como boa parte das pessoas fazem, pelo contrário, ele tinha palavras-chaves no slide e desenvolvia o texto na hora a partir delas.
Fica aqui meus parabéns para o Savio e minha recomendação para todos comprarem os gibis dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário