domingo, 26 de junho de 2016

Dia desses a página 33 Dias Sem Machismo postou uma mensagem perguntando qual foi a última autora que você leu. Fácil, eu pensei, foi a... hum... então... dammit. Não lembro. Eu leio tão poucas autoras que não consegui lembrar. Shame on me.

Fiz ao contrário então, qual a primeira autora que você leu? Isso eu lembro bem, foi a Vonda McIntyre! No comecinho da década de 90 a Editora Aleph publicava romances de Star Trek, o primeiro que eu li foi "Efeito Entropia". Provavelmente eu comecei a ler sci-fi com ele, certamente eu li Efeito Entropia antes de ler Fundação, Duna ou Senhor dos Anéis.

Na minha cabeça a história era animal, a Enterprise está circulando uma singularidade, onde o espaço-tempo se comporta de uma forma muito estranha, e o Spock tinha que resolver um mistério através do tempo. Fiquei com tanta saudade que acabei comprando de novo num sebo, comecei a reler agora.

A parte curiosa do romance é que foi nele que a Vonda inventou o nome do sr. Sulu! Três temporadas da série, e o Sr. Sulu só era chamado de sr. Sulu, que nem é um nome japonês (em japonês não tem a letra L). No primeiro capítulo ela conserta o erro: fala que ele se chama Hikaru Sulu. O nome depois entrou pro canon e ficou oficial.

Quem ficar curioso, o livro custa 10 merrecas nos sebos online.



Nenhum comentário:

Postar um comentário