domingo, 7 de agosto de 2016

No desfile dos atletas a Ila Fox estava falando que deve ser emocionante ser um dos atletas que vai representar o seu país, aí disse "ah, eu sei mais ou menos qual é a sensação!".
Como assim?, ela perguntou. Veja, eu nunca fui na olimpíada de esporte, mas já fui na olimpíada de matemática! Foi na Olimpíada Brasileira em 1993, onde ganhei medalha de prata.
A parte do mais ou menos é que eu nunca representei o país de fato. Quem ganhava medalha na olimpíada brasileira era indicado para ir na Olimpíada Internacional, e de fato eles me chamaram.
Mas tinha um detalhe: a comissão organizadora não tinha dinheiro para pagar a minha passagem até Hong Kong, onde seria o evento! Como eu também não tinha dinheiro, acabei cedendo minha vaga para o próximo na fila.
Hoje em dia seria mais fácil, só ir num crowdfunding qualquer e fazer uma vaquinha. De fato, sempre que eu vejo algum aluno pedindo grana para ir em olimpíada eu faço questão de contribuir.
De curiosidade, eu resgatei do backup a prova original da época. Eu fechei essa prova, fiz todas as questões, mas peguei a medalha de prata no desempate. (Quem ganhou o ouro naquele ano foi o Douglas Cancherini).


Nenhum comentário:

Postar um comentário