terça-feira, 23 de maio de 2017

Ontem o alphago ganhou mais uma, vitória por meio ponto em cima do Ke Jie, campeão chinês. Antes que alguém ache que ele ganhou raspando, lembro que o algoritmo do alphago é tunado para maximizar a probabilidade de vitória, não para maximizar a diferença de pontos. Então é comum que a diferença seja pequena mesmo.
Na partida contra o Lee Sedol o alphago fez um monte de jogadas loucas e fora do comum. Eu estava esperando ver isso de novo, e aconteceu mesmo. Só que as jogadas doidas vieram do Ke Jie!
Isso faz sentido, e eu cantei essa bola na minha análise dos jogos contra o Sedol ano passado. O alphago tem dois estágios de processamento, uma rede neutral treinada com partidas profissionais, e um monte Carlo tree search. Se você fizer jogadas loucas, você neutraliza a rede neural, e briga só com o mcts. O Ke Jie estava tentando fazer isso (mas não foi o suficiente).
A impressão que eu tive na partida é que eu não sei mais jogar Go. Os dois estavam fazendo jogadas que até ano passado eram consideradas ruins (tipo invadir o sansan no começo do jogo, como assim?). Mas ouvindo os comentaristas parece que é assim que os outros estão jogando hoje em dia, eles aprenderam essas jogadas com o alphago e agora elas são mainstream.
Os comentaristas foram curiosos também, era claro que o ocidental comentando era mais forte que a chinesinha, mas eu entendia melhor os comentários dela (porque está mais próximo do meu nível, o ocidental é avançado demais pra mim). E a chinesinha falando era engraçado porque ela falava em inglês, mas com sotaque chinês, e usando termos técnicos em japonês (sente, dame, etc).
Também achei engraçada a contagem de pontos, a chinesa contou os pontos das brancas de um jeito muito louco, eu não entendi a conta dela haha. Mas o Ke Jie parecia estar entendendo.
A próxima é na quarta, vou assistir mas já não tenho muita esperança de ver o humano ganhando.


7 comentários: