sábado, 16 de dezembro de 2017

Star Wars - COM SPOILER
Não clique no "ver mais" se você ainda não viu o filme!
Sério, o filme sem spoiler é muito bom, qualquer coisinha que você ler vai diminuir a experiência!
(Abaixo da linha tracejada tem spoiler)


--------------------------------------
SPOILERS AHEAD
Separando em tópicos:
- Sim, um monte de gente morreu. Mas só teve uma morte que me deixou sentido, que foi o Ackbar. Poxa, um personagem tão legal morrendo off-screen? E não apenas mataram o Ackbar, destruíram também a nave dele, a Home One. Eu fiquei aqui pensando que essa não deveria ser a versão original do roteiro. Veja que todas as cenas com a almirante de cabelo roxo poderiam ter sido passadas para o Ackbar sem problemas, e o final seria muito melhor. O Ackbar sozinho na Home One, começa a ligar os hyperdrives, todo mundo achando que ele vai fugir, até que o Hux percebe que o Ackbar está virando na direção dele e fala "IT'S A TRAP!". Diz aí se não seria uma cena muito mais épica!
- (Se alguém pensou nisso, eu acho que mudaram para a almirante genérica porque a trama do Poe precisava que ele não conhecesse direito o comandante. Sem isso não teria o motim. A Ila Fox tem uma teoria mais simples de que essas cenas precisam de alguém que consiga atuar e mostrar emoção no rosto, e a máscara do Ackbar é meio limitada né. Não tem como fazer um fruto do mar ser expressivo).
- Eu posso estar sendo muito polêmico, mas agora eu acho que o Kylo Ren é um vilão melhor que o Vader. Sim, o Vader é malvadão e tal, mas eu tenho mais medo do Kylo Ren que do Vader. Veja, eu sei o que o Vader faz, ele faz malvadeza. O Kylo Ren eu não sei! Uma hora ele está amiguinho, na outra ele surta e fica contra você. Eu tenho muito mais medo de quem é imprevisível do que quem é consistente. O Vader sacaneava quem era subordinado, mas os chefes mesmo ele obedecia (tipo o Tarkin e o Imperador). O Kylo Ren não respeita mestre do light side, nem mestre do dark side, nem subordinado, nem ninguém. O Vader é lawful evil, o Kylo é chaotic.
- Inclusive, eu não sei se vocês tem experiência com gente surtada, mas ver isso de perto é um negócio assustador. E o Adam Driver conseguiu colocar isso no Kylo Ren. Naquela cena final dele com o Luke, o Kylo estava com o olhar do cara surtado (se você não sabe como é, procura no youtube o vídeo do Morre Diabo). Aquele é o olhar de quem está surtado, e é o olhar do Adam Driver na luta final (e eu acho que foi por isso que escolheram especificamente ele para interpretar o Kylo Ren, na série do Girls ele tinha uns momentos assim).
- Aliás, agora eu entendo as razões do Kylo Ren. Imagina a cena: você está de boa dormindo, aí de repente aquele tio que nunca casou entra no seu quarto à noite, com um olhar estranho e o pau de luz na mão. Quem não surtaria? E veja ainda que a escola Jedi é uma escola religiosa. O Luke era padre né. Super entendo a revolta do Kylo Ren.
- Sobre o Luke, achei muito bom como as dicas da cena final estavam todas lá, e mesmo assim eu não percebi. Quando o Luke aparece, ele está com a barba de outra cor, a barba está aparada ao invés de largada, o lightsaber está com a cor errada (azul ao invés de verde), estava tudo indicando que não era o Luke de verdade. Acho que o único que percebeu foi o C3PO, ele ia comentar alguma coisa mas o Luke interrompeu com uma piscadinha.
- Falando em pequenos detalhes, eu preciso ver o filme de novo para confirmar, mas eu posso jurar que no finalzinho, quando o Finn vai entrar na Falcon, ele abre uma gaveta/armário/something e de relance dá para ver os livros sagrados dos Jedi lá dentro. A Rey roubou os livros antes de fugir da ilha. Se realmente for isso que aconteceu, então a fala do Yoda fica ainda melhor ("não tem nada nessa árvore que a Rey já não tenha").
- Sobre a Rey, o diretor conseguiu encaixar bem as cenas desse filme com as do Império. Parece que todo lugar que é forte na Força de um lado também precisa ser do outro. O Yoda se escondeu em Dagobah, mas lá tinha uma caverna cheia de dark side; assim como na ilha desse filme. Achei bacana como as imagens se encaixam: o Luke vai procurar a resposta sobre o Vader e só encontra a si mesmo; a Rey vai procurar a resposta sobre seus pais e só encontra a si mesma. Talvez o diretor esteja sugerindo que o dark side é pensar mais em si mesmo que nos outros, o que bate com a mensagem da Rose antes de desmaiar.
- Inclusive eu estava com medo desse filme ser muito copiado do Império como o Force Awakens foi com o episódio 4, e a cena inicial da first order atacando a resistência em fuga me deixou apreensivo. Mas foi melhor que isso, o filme se descolou dos fatos e manteve só a temática em comum. No Império, o plano do Han de esconder com o Lando falha, o plano do Lando de vender o Luke e salvar o Han falha, o plano do Luke de derrotar o Vader e salvar todo mundo falha. O mesmo nesse filme, o motim do Poe falha, o plano do Finn de desligar o sensor falha, o plano da Rey de redimir o Kylo falha.
(Vou ver de novo no imax na quinta, depois eu complemento).

Um comentário:

  1. Adorei os seus comentários sobre o filme!!!
    Eu não tinha visto o Kylo pelos memos olhos que você, e agora eu concordo com tudo o que vc disse sobre ele! Ele é bem instável, inseguro. Sobre o destaque para a "almirante do cabelo roxo esquisito", a minha interpretação é que a Disney está tentando forçar que os papéis fortes e heróicos sejam feitos por personagens femininos. Não tenho nada contra isso (muito pelo contrário, como tio de 2 lindas garotas, eu quero mais é que elas se sintam poderosas e donas de si), mas as vezes me pergunto se a Disney não está exagerando na dose.

    ResponderExcluir