domingo, 18 de novembro de 2018


Consegui mais dois autógrafos, dessa vez do Steve Russell e do Peter Samson, criadores do Spacewar!
Para quem não conhece, o Spacewar foi o primeiro videogame a viralizar. Existiram outros videogames antes, mas nenhum fez sucesso como Spacewar. Foi criado em 1962 no MIT e dali os cartões perfurados com o jogo foram parar em todos as universidade que tinham um PDP-1. (Um desses cartões foi parar na mão do Bushnell, e ele criou o primeiro arcade do mundo, Computer Space, que também foi o produto que deu origem à Atari).
O Russell e o Samson estavam ontem no Computer History Museum de Mountain View fazendo uma demonstração do Spacewar no PDP-1 funcional que tem lá. O Russell foi o idealizador do jogo e main programmer, o Samson pegou o jogo original e adicionou as estrelinhas no fundo haha. (Você pode achar que estrelinhas no fundo são meh, mas essas estrelinhas são astronomicamente corretas: ele desenha corretamente o céu do MIT no horário atual. Se você jogar por horas a fio, dá para ver as estrelas mexendo).
Aproveitei, é claro, para matar minhas curiosidades técnicas. A primeira coisa impressionante é que apesar do PDP-1 ter o tamanho de quatro armários grandes, o jogo boota instantaneamente. O segredo é que o PDP-1 usa core memory, e core memory não é volátil. Se deixar desligado por vinte anos, o jogo ainda vai estar na memória quando você ligar. Outra coisa que eu não entendia é como ele tinha um framerate tão alto. Um Z80 iria morrer calculando as equações de Newton nessa velocidade. O truque é que o PDP-1 tem multiplicação e divisão por hardware! (Quando você comprava o PDP-1, podia escolher quais opcodes queria instalar na CPU dele).
Agora, o que me pegou de surpresa na apresentação, e que eu não fazia a menor idéia, é que o Peter Samson foi o autor da primeira música polifônica sintetizada por computador! O PDP-1 tem leds programáveis no gabinete, então o que ele fez foi conectar os fios que iam pros leds num alto-faltante, e ligar e desligar rapidinho o sinal neles. Tcharam: quatro ondas quadradas programáveis por software. E ele tinha alguns cartões originais, então além de jogar ao vivo o primeiro videogame, deu também para ouvir ao vivo a primeira melodias polifônica sintetizada.
(Eu gravei o audio da palestra, depois edito e coloco online em algum canto).


Um comentário: