sábado, 13 de setembro de 2014

Agora eu tenho um filhote de Shai-Hulud em casa, resolvi reler Duna. A última vez que li foi mais de 20 anos atrás em pt-br, agora eu fiz a coisa certa e reli no original. É bem melhor do que eu lembrava, provavelmente algumas nuances na época eu não entendia.
O que eu lembro da época é que eu tinha um amigo que não gostava de Duna porque ele achava que era cópia. A argumentação dele fazia sentido: o filho do nobre sofre um golpe e se alia ao povo livre para derrotar o barãomalvado, logo Duna é uma releitura sci-fi do Robin Hood.
Mas o que eu achei interessante é ver como Duna influenciou muito mais o Game of Thrones que o Tolkien. Os dois são a história da família boazinha (Stark/Atreides) que ganhou um grande prêmio (Arrakis/Hand of the King) mas que os colocou em altas confusões com a família rival (Harkonnen/Lannister) culminando na morte do pai (Leto/Ned). E em ambas as obras, a única coisa que tem mais poder que a política é o clima do planeta (o deserto seco de Duna / os invernos imprevisíveis de Westeros).
Eu também aproveitei para emendar o filme de 84, não lembrava que o Patrick Stewart era o Gurney. E mais curioso ainda, eu fiquei super encanado com o ator que fazia o Paul, até me ligar que ele era o Orson do Desperate Housewives haha.


4 comentários: