segunda-feira, 24 de novembro de 2014

No sábado eu fui lá no Garoa Hacker Clube passar a tarde, aí tinha um povo com um projeto bem bacana de transformar uma calculadora em despertador. A calculadora era daquelas que imprimem o resultado em papel, então a idéia era hackear para imprimir uma sequencia numérica de manhã, e só parar de apitar quando você digitar a sequencia impressa (inspirado no lost é claro 
Mas ninguém tinha datasheet nenhum, então tinha que ser tudo na engenharia reversa. Eles estavam começando a pegar o multímetro para medir os sinais no cabo da impressora quando eu cheguei e falei "não, não, gente, vocês precisam de um analisador lógico!". O problema é que o cabo da impressora tinha só oito pinos, pelo tanto de caracteres que ela imprimia estava claro para mim que o sinal no cabo era serial, e no multímetro você iria perder os pulsos.
Como não tinha analisador lógico nem osciloscópio digital, eu sugeri improvisar. Em cima da mesa tinha um monte de resistores e LEDs, aí baixou o apollo 13 em mim e eu pensei "uai isso serve". Eu montei o circuito da figura, desse jeito é só botar a saída do R3 na entrada de microfone do notebook e usar o audacity como osciloscópio digital improvisado. Mas na hora todo mundo ficou com medo de dar errado e queimar o notebook haha.
Pois bem, no domingo eu fiz uma simulação para provar que o circuito funciona. Eu simulei o worst case scenario, que é se a impressora desse curto e vazasse os 127Vac da rede no circuito. Como mostra a simulação, mesmo nesse caso o sinal no R3 nunca passa de 1V, podia ter ligado de boa que iria funcionar 
A simulação:
Zoom nas tensões baixas para ver a linha vermelha (tensão no R3):


Nenhum comentário:

Postar um comentário