sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Agora eu tenho minha estante de novo, então posso ler antes de ir dormir. Mas ontem eu peguei um livro de matemática para ler, e foi uma idéia idiota porque eu fico ligadão com matemática e o sono vai embora. Emoticon tongue
Ontem o mindfuck foi assim: descobri que um negócio que era impossível não apenas é possível como também é óbvio.
Eu sempre achei que era impossível fazer um polinômio que só assumisse valores primos. Mas dá pra fazer sim, e é óbvio que dá. O polinômio é esse:
(k+2) (1 - [wz + h + j - q]^2 - [(gk + 2g + k + 1)(h + j) + h - z]^2 - [16(k + 1)^3(k + 2)(n + 1)^2 + 1 - f^2]^2 -[2n + p + q + z - e]^2 - [e^3(e + 2)(a + 1)^2 + 1 - o^2]^2 - [(a^2 - 1)y^2 + 1 - x^2]^2 - [16r^2y^4(a^2 - 1) + 1 - u^2]^2 - [n + l + v - y]^2 - [(a^2 - 1)l^2 + 1 - m^2]^2 - [ai + k + 1 - l - i]^2 - [((a + u^2(u^2 - a))^2 - 1)(n + 4dy)^2 + 1 - (x + cu)^2]^2 - [p + l(a - n - 1) + b(2an + 2a - n^2 - 2n - 2) - m]^2 - [q + y(a - p - 1) + s(2ap + 2a - p^2 - 2p - 2) - x]^2 - [z + pl(a - p) + t(2ap - p^2 - 1) - pm]^2)
A manha é usar um polinômio de 26 variáveis ao invés de uma variável só. Para qualquer combinação de valores não-negativos que você escolher para essas variáveis, se o resultado for positivo, então ele é primo. E o contrário vale, se um número é primo, então sempre tem 26 variáveis não-negativas que o geram.
E em retrospecto isso é óbvio porque é um cascata de óbvios. É óbvio que você pode escrever um programa de computador que testa se um número é primo, e esse programa pode ser escrito em qualquer linguagem, logo ele pode ser escrito na equivalência entre linguagens e equações diofantinas do Chaitin, e se você pode construir uma equação diofantina você pode chunchar isso num polinômio, qed.

3 comentários:

  1. Interessante. Está certo que com 26 variáveis você quis aproveitar todas as letras do alfabeto, mas seria possível criar um polinômio de valores primos com um número diferente de variáveis?

    O fato de se usar um polinônimo também me faz pensar se isso permite fatoração de um número em tempo polinomial (sobre o número da algarismos), rs.

    ResponderExcluir
  2. Óbvio?!? Eu levaria pelo menos um ano para entender esta prova! De qualquer forma, não escreve mais artigos no Brain Dump né? Pô, eram muito bons!

    ResponderExcluir
  3. Ano passado eu escrevi uns seis na caixa azul:

    http://scienceblogs.com.br/caixaazul/

    ResponderExcluir