domingo, 22 de março de 2015

Hoje o professor Pierluigi Piazzi faleceu. É até difícil falar o quanto ele me influenciou, então eu vou contar uma das historinhas preferidas dele, a história da montanha.
Certa vez dois engenheiros foram contratados para demolir uma montanha. Vendo que era uma tarefa muito difícil, o primeiro engenheiro fundou a Montanhabrás, que produzia uma centena de tratores por dia, todos usados para acabar com a montanha.
Já o segundo engenheiro fez um trator só. Mas esse trator usava o material escavado da montanha para criar um outro trator igualzinho a ele. No segundo dia eram dois tratores, no terceiro dia eram quatro tratores. Em duas semanas ele já tinha mais tratores que a Montanhabrás, graças ao poder da progressão geométrica.
Era isso que o prof. Pier fazia. Ele criava máquinas auto-replicantes. Não contente em ensinar, ele ensinava a ensinar, de modo que um aluno replicava o conhecimento adiante em progressão geométrica.
Se você olhar com cuidado, os posts no meu blog seguem o estilo de post que o Pier fazia. São textos feitos para o leitor inteligente, escritos com bom humor e acompanhados por desenhos ilustrativos. Eu sou um tratorzinho, e espero que os meus leitores virem tratorzinhos também.
A primeira vez que eu o vi foi em um encontro da Frota Estelar Brasileira. (e que coincidência ele morrer no mesmo mês em que o Spock morreu). Na foto abaixo nós dois aparecemos, foi tirada em um encontro de MSX. Ele sempre deixava comentários no blog, a última vez que falei com ele foi falando de nossa paixão em comum por réguas de cálculo. Vamos todos sentir falta dele.


4 comentários: