quarta-feira, 1 de maio de 2019

Livros novos da semana:
Generatingfunctionology: Eu já tinha em pdf (free no site do autor), mas é tão bom como referência que comprei uma versão em papel. Pode parecer redundante para quem já tem o Concrete, mas esse livro é muito mais malandro, ensina até a técnica do Óleo de Cobra para resolver somatórias (e funciona mesmo, é bem boa essa técnica).
Elliptic Tales: Faz tempo que eu estava querendo aprender funções elípticas, e esse livro aqui bateu certinho com o meu nível. Os autores são bons em visualização, deu para imaginar bem os truques de resolução. Por exemplo, a assimetria das cônicas: o círculo e a elipse são fechados, mas a parábola e a hipérbole são abertas. Mas não é bem assim, a parábola e a hipérbole são fechadas também, você que está desenhando no plano errado! Usando o plano projetivo ao invés do plano cartesiano dá para ver direitinho onde a parábola fecha.
99 Variations on a Proof: É um livro de humor haha. Ele pega um problema bobo (achar as raízes de x^3-6x^2+11x-6=2x-2), faz 99 demonstrações diferentes. Tem umas que são tradicionais (demonstração por álgebra, por topologia, pelo axiomas, por matrizes), umas que são bem curiosas (demostração mecânica, eletrostática, musical), e outras que são da zoeira mesmo (demonstração por calculadora, por blog, por email para o orientador, por experiência mística).
Geometric Folding Algorithms: Eu comprei esse para aprender a geometria dos origamis (com régua e compasso você só faz equações quadráticas, com origami você faz cúbicas). Mas acabou que eu gostei mais das dobraduras 1D do que das dobraduras 2D! (A geometria de dobrar uma linha é a mesma geometria dos espirógrafos e dos braços robóticos).
Games, Puzzles and Computation: Esse livro mostra uma álgebra para calcular complexidade de jogos e puzzles. Por exemplo: o 15-puzzle é P, o Sudoku é NP-completo, o Othello é PSPACE-completo, o Go japonês é EXPTIME-completo, o Go chinês, com regra de superko, ninguém sabe ainda! Mas a parte curiosa é que ele faz uma álgebra completa só com OR e AND. Na minha cabeça para ser completa precisa ter NOT, mas ele fez sem isso.
Tribute to a Mathemagician e A Lifetime of Puzzles: Esses dois são coletâneas de puzzles baseados na obra do Gardner. Tem um evento que eu quero muito ir que é o Gathering for Gardner, mas esse evento é fechado, só entra e você inventar um puzzle novo e tiver um convite de alguém que já participa. O convite eu consigo, só falta inventar um puzzle! Então com esses livros eu tenho um monte de exemplos para me inspirar.


Um comentário: