domingo, 23 de junho de 2019

Dia desses o povo lá do grupo de MSX estava procurando por cartuchos com a linguagem Logo para MSX. Eu lembrava que uns 20 anos atrás eu tinha comprado um lote de cartuchos da Sharp, talvez tivesse um Hot-Logo lá. Mas não, só tinha Hot-Arte e Editor de Música.

Bem, mas sempre dá para regravar a EPROM né? O problema é que tanto o Hot-Arte quanto o Editorde Música tem 16kb, e o Hot-Logo tem 32kb. E isso é um problema, porque essa placa da Sharp não tem o pino do A14! Para economizar metal eles nem colocaram a trilha no conector, e sem A14 não tem como aumentar de 16kb para 32kb né? 



Mas com um pouco de criatividade a gente sempre dá um jeito haha. Olha só, o Hot-Logo é um cartucho em Assembly, e o Editor de Música é um cartucho em BASIC. Como a placa é a mesma para os dois, significa que tem que ter um sinal no conector que diferencia entre asm e basic.

Aí eu dei uma bizoiada no esquemático do Hotbit, e tcharam: o pino 1 do conector, que tem trilha no cartucho, é o /CS1; e esse sinal, pelo esquemático, é /CS1=(A15 AND /A14).

Agora fechou! O Logo só usa os addrs entre 4000 e BFFF. Nessa faixa, o /CS1 vai ser 0 de 4000 a 7FFF, e 1 de 8000 a BFFF, que é exatamente a mesma coisa que o A14! Então é só puxar o /CS1 para o A14 da eprom e pronto. Funcionou direitinho!


Para quem quiser um totorial com as fotos da modificação, coloquei aqui:
https://sites.google.com/site/ricbitmsx/hardware-development/adapting-16kb-sharp-cartridge

2 comentários: