terça-feira, 18 de novembro de 2014

Nessa última comic con eu peguei também esse poster lindão com o Michael Golden. Eu sou fã dele por causa do Avengers Annual #10, que todo mundo lembra como sendo a primeira aparição da Vampira, mas para mim é uma edição histórica porque é o maior esporro da Marvel, de longe!
Os Vingadores historicamente sempre foram uma equipe misógina, tem o Homem-Formiga que batia na esposa, e a Feiticeita Escalarte que era claramente esquizofrênica (mas quando ela tinha uma crise, ao invés de ajudá-la, a reação sempre foi "Ela virou vilã - porrada nela!").
Mas o ápice foi quando um vilão de outra dimensão apareceu abraçado com a Miss Marvel, dizendo "oi gente, olha só, eu fiquei apaixonado pela Carol, então controlei a mente dela, agora ela está grávida e nós vamos fazer uma família lá na minha dimensão". E todos os Vingadores "parabéns, que casal feliz, quero ser padrinho da criança".
Até o Avengers Annual #10, onde a Miss Marvel volta da outra dimensão e os Vingadores vão visitá-la. Aí começa três páginas de um esporro épico: "gente, qual parte de CONTROLEI A MENTE DELA vocês não entenderam?! Eu fui estuprada, forçada a ter um filho com o estuprador, raptada para outra dimensão, e agora você ainda tem a cara de pau de vir aqui fazer visitinha? Vão tomar no cu todos vocês!"
Aí ela faz a única coisa sensata na Marvel para uma super-heroína, que é largar os Vingadores e ir pros X-Men, que historicamente são uma equipe feminista (o Claremont escreveu o Avengers Annual #10 e era o roteirista dos X-Men na época, diz a lenda que esse viés nas histórias dele é porque ele era casado com uma praticante de wicca).

Um comentário: