quinta-feira, 10 de março de 2016


Olha, eu já acho que o Sedol não tem mais chance. Fiquei convencido de que o Alphago é sobre-humano, deve ser 10p ou até mesmo 11p. Ninguém entendeu o W172 do Sedol ontem, mas eu saquei, foi pirraça. Ele pensou "vou perder mesmo, mas pelo menos eu tomo o canto de você, seu filho da mãe!"

Eu só consigo ver uma saída para não ser 5-0, e a saída é explorar a meta-informação que a gente tem. Tradicionalmente, computadores são bons de yose porque a árvore de busca é menor no fim do jogo. O Alphago é um nível acima, ele é bom midgame também. Daí, parece que a única alternativa é abrir muito no opening.

Pois bem, a minha sugestão é perder o opening de propósito!

A lógica é assim: está bem claro que o Alphago é matador quando está atrás, e que joga mais-ou-menos quando está na frente. Isso faz sentido quando você pensa que a função objetivo usada para treinar a rede é "ganhar o jogo". Não é "ganhar o jogo de lavada", é "ganhar o jogo". Por isso, se ele está na frente, qualquer jogada mantém o gradiente constante, porque a função objetivo não muda, fala que ele vai ganhar. Daí as jogadas esquisitas, dado que qualquer uma ganha, tanto faz o que você joga.

Então o meu truque seria assim: você começa com preto (dando 7.5 komi para ele), e perde um canto no opening de propósito, deixando ele consolidar território ali. Ele vai achar que está uns 20-30 pontos na frente. Mas você concede o canto de modo que ele fique over-concentrated ali, e de um jeito que você fique jogando influência pros lados. Aí é só ficar construindo moyo, o alphago vai achar que está na frente então vai jogar mais-ou-menos; e você consolida seus grupos de uma vez só, pegando um monte de pontos de uma vez. Aí é se preparar pra briga, porque o alphago vai vir com tudo.

Parece difícil, mas acho que se não for assim, não tem jeito.

(A foto sou eu com o Deep Blue. Pena que o Alphago vive na nuvem, não dá pra tirar foto com ele.)



2 comentários:

  1. Nunca joguei Go, mas depois do https://en.wikipedia.org/wiki/Game_Over:_Kasparov_and_the_Machine eu fico pensando se o pessoal do AlphaGo não tem uma ajudinha humana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem jogar Go é claro que é uma máquina, humanos não fazem aquele tipo de movimentos.

      Excluir