segunda-feira, 14 de março de 2016

Sobre a partida de ontem: consta que na quarta-feira, depois de perder a segunda partida, o Lee Sedol juntou os amigos, e ficaram até as seis da manhã estudando os jogos do Alphago, para ver se achavam alguma fraqueza. Então eu já fui assistir curioso para ver qual técnica o Sedol ia usar.
Todo mundo estava esperando que ele fosse fazer uma abertura bem sólida, o que de fato aconteceu, mas por algum motivo o Sedol acabou deixando o Alphago tomar um território enorme na borda inferior. Mas tipo enorme mesmo, com base na sexta linha. Eu até comentei na hora que estava só esperando o Sedol desistir, seria bem dificil invadir e viver.
Mas o Sedol invadiu. E eu descobri o plano dele, não era invadir e viver, era invadir e matar!
O que ele e os amigos notaram é que o Alphago foge de ko. Se tem duas jogadas igualmente boas, mas uma delas envolve um ko, então o Alphago joga a outra. Talvez ele seja fraco em ko e por isso foge (mas não dava para ter certeza porque não tinha tido nenhum ko fight até agora).
E o plano do Sedol era esse, invadir e forçar um ko lá embaixo. Um ko tão poderoso que quem ganhasse levava a partida. Eu não consigo fazer outra comparação que não seja com Dragon Ball. Foi como se o Sedol tivesse ficado com cabelo amarelo, concentrado toda a energia numa jogada, e então jogou o ko!
O Alphago, quando viu o ko... bem, ele ignorou e fez tenuki no outro lado do tabuleiro. Desculpe Sedol, mas na hora ‪#‎euri‬.
O Sedol insistiu, fez mais dois kos naquela área, e ficou uma briga super complicada. A Ila Fox perguntava pra mim quem estava ganhando e eu não conseguia dizer, o jogo já estava num nível além da minha compreensão.
No fim o Sedol tomou o primeiro ko, mas o Alphago tomou o segundo, e quando ficou claro que ia tomar o terceiro também, o Sedol desistiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário