sexta-feira, 29 de julho de 2016

No fim de semana nós fomos jantar com o Lucas Radaelli, que tinha acabado de voltar de um torneio de xadrez (ele gosta de xadrez porque é um jogo onde um cego pode competir de igual para igual com alguém que enxerga).
Só que aí ele me pediu pra explicar quais são as jogadas típicas do Go, e eu pensei, raios, como eu explico isso? O jeito foi descrever com os coordenadas, eu fechei os olhos e comecei assim:
"Uma jogada típica é tentar fazer dois olhos. Vou falar as coordenadas, primeiro x, depois y (que burro eu). Um olho é uma configuração onde os brancos estão em 0-1, 1-1, 1-0, e os pretos estão em 0-2, 1-2, 2-1, 2-0. Aí o preto joga em 0-0 e come, porque cerca as brancas por dentro. Mas se os brancos estiverem em 0-1, 1-1, 2-1, 3-1, 1-0, 3-0, então mesmo que o preto esteja cercando por fora, não tem como comer, porque teria que jogar em 0-0 e 2-0 ao mesmo tempo, e ele só joga uma por vez"
No fim ele entendeu, mas não sei se na hora alguém sacou por que eu estava me achando burro. É que eu mencionei que ia falar primeiro o x e depois o y, mas isso era irrelevante! Se você imaginar o tabuleiro transposto, dá na mesma. Eu só percebi isso depois que já tinha falado haha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário